NUNCA DESISTIR!!

Excerto de uma notícia do Jornal A Nossa Voz, de Abril de 2005

"Uma noite diferente de todas as outras"

"Foi, sem dúvida, o momento mais emotivo da noite. Distinguido pela sua brilhante interpretação no espectáculo ‘Endgame’, de Samuel Beckett, numa encenação de Bruno Bravo, o actor conseguiu pôr o Coliseu em pé, ao recordar o acidente vascular cerebral (AVC) de que foi vítima em 1995 .

“Rebentou-me uma veia no cérebro e é por isso que tenho dificuldades de locomoção e não mexo o braço direito”, explicou. “Isto é só para aqueles de entre vós que ainda não tinham reparado”, rematou, com o sentido de humor que o caracteriza.
A gargalhada foi geral, mas muitos não conseguiram disfarçar a lágrima ao canto do olho, desarmados pela forma aberta como o actor partilhou com o público a experiência mais dramática da sua vida.

NUNCA DESISTIR

(...)Mas, em 1995, um AVC ameaçava pôr fim a tudo. Miguel Seabra passou muito tempo no Centro de Reabilitação do Alcoitão, e nunca mais esqueceu a lição do senhor que o ajudava a subir de elevador. “Ó rapaz , não deixes de fazer o que gostas. Podes não fazê-lo exactamente da mesma forma... mas fá-lo de uma maneira nova.”

Comentários

nuno medon disse…
Olá! É isso mesmo, não podes desistir de ti! Há pessoas que ficaram muito piores com um Avc, por não terem bons médicos, por o Avc ter sido mais grave. E tu fazes tudo, ou mais do que qualquer outra pessoa. Existem pessoas que nem levantam um prato da mesa! Força e continuação de um bom Domingo! As melhoras do teu lado esquerdo. beijos
Damour Pourtoi disse…
Eheh, não foi o meu lado esquerdo que ficou afectado, Nuno. Tenho a cicatriz do lado esquerdo, mas como sabes, os hemisférios estão trocados, ou seja, o hemisfério esquerdo controla o lado direito, e o hemisfério direito controla o lado esquerdo. E, como vi numa novela qualquer da TVI (que estava a passar quando estava nos Covões), em que o actor Nuno Melo fazia uma personagem que teve um AVC, é TODO O LADO DIREITO OU ESQUERDO QUE FICA AFECTADO, e não, como aquele brilhante actor (que se deve ter morto a estudar o seu papel) só o corpo e a cara (como está perto do cerebro ou assim) é que corresponde ao lado que ficou afectado.
Mas ainda bem que me lembraste disso, pois quando a novela estava a passar eu não sabia escrever ainda, mas agora vou ver se encontro um exemplo no You Tube só para verem o que NÃO acontece num AVC (e para me rir que nem louca só de pensar que aquele actor ainda representa...).
nuno medon disse…
Daniela, não sei se tu sabes, mas o actor na altura da novela partiu um pé! Se ele partiu o pé na altura do Avc, natural que as cenas do Avc tivessem sido filmadas assim....acho eu! beijos e as melhoras do pé e do joelho. continuação de um bom domingo!
Marciano disse…
Nunca desistir, mesmo que ás vezes a dor seja insuportável, mesmo que nos sintamos completamente perdidos, mesmo que o nada infecte toda a nossa maneira de estar e de ser.
Mesmo assim!
Damour Pourtoi disse…
Nuno, não pretendo ser teimosa, sei que o mundo da televisão é agressivo (em termos de rapidez com que as coisas se fazem), não sabia que o actor tinha partido o pé. Claro que tenho uma ideia utópica sobre o que deve ser um actor porque me foram apresentados bons exemlpos, como o actor Miguel Borges, que partiu uma clavícula numa peça e continuou a peça mesmo com dores.
Acho apenas que o Nuno Melo (não duvidando da sua qualidade como actor) devia ter estudado o papel. Há uma diferença entre a televisão e o teatro claro, mas o facto de não ter estudado o papel fez com que as pessoas interpertassem mal o próprio AVC.

Marciano, ora seja bem-vindo ao ninho!! Fiquei feliz por teres descoberto o nosso cantinho!
nuno medon disse…
Entendo o que tu queres dizer! Apenas disse que poderia ter sido assim filmado, por causa de ele ter partido o pé. Eu sei onde queres chegar e bem sei que um trabalho de um actor ou actriz, envolve muita pesquisa. beijos

Mensagens populares