Oftalmologia

Hoje fui fazer um exame, um PEC, que serve para medir o campo visual. Eu sabia que não tinha o campo de visão normal, pois não vejo 1/3 do lado direito (do olho direito, ou seja, do lado de fora), e tinha a impressão de ver um pouco mal (uma coisa mínima) do lado direito do olho esquerdo. Confirmou-se, de facto tenho um défice do campo de visão em ambos os olhos, sempre do lado direito. Não é diminuição da visão, é redução do campo visual, ou seja, continuo a ver tão bem como antes. Agora vou usar os óculos para ver ao perto, pois ainda tenho outro problema – o meu olho esquerdo não converge, o que quer dizer que não vai para dentro. E por isso tenho muita dificuldade em focar, então fico com dores de cabeça por tudo e por nada. Mas a visão tem vindo a melhorar, ainda há uns meses não via nada (mesmo nada) na metade do olho direito, e agora, para além do campo de visão ter aumentado, já detecto movimento na parte afectada. Claro que foi difícil arranjar consulta em tempo útil, mas as minhas terapeutas, que conheciam o problema, deram um empurrãozito (mesmo assim estive à espera 3 meses – se estivesse em lista de espera demorava um ano).
(Uma coisa curiosa; a minha terapeuta Sofia disse-me que a metade esquerda do cérebro controla o olho esquerdo e vice-versa. Julgava que o lado esquerdo do cérebro controla toda a parte direita do corpo. É por isso que o olho que não se consegue movimentar é o esquerdo…)

21/02/08

Comentários

Anónimo disse…
Lembrei-me de uma cena: dantes não conseguias dormir mt bem, tinhas mts insonias. Depois no hospital acho que até puseram algo nos olhos porque n fechavas bem as palpebras (acho, tou a falar de cor...)

Isso está melhor?(pelo menos as insonias
Damour Pourtoi disse…
Estou muito melhor, também por tomar o anti-convulsivante antes de me deitar :)
E sim, tive esse problema, tenho os olhos mesmo muito grandes...

Mensagens populares