Sódio

Tive consulta de neurologia dia 26. Estava preocupada pois tinha dores de cabeça fortes, tonturas e náuseas. Fiz analises e, pela primeira vez na minha vida, senti que ia desmaiar. A médica ficou contente por me ver, devido ás melhorias que estou a sofrer. Acho que estava bem-disposta. Falei-lhe nas dores de cabeça e ela foi ver o resultado das análises. De repente começo a sentir um olhar fulminante que me penetrava até à nuca. “Tu comes sal?” Nunca comi muito, pois sou uma daquelas miúdas em que a lavagem cerebral funciona. “Não, geralmente não.” Tinha feito analises há um mês, e a minha medica de família tinha dito que estava tudo normal, apesar de estar tudo abaixo dos níveis de referência. “Antes abaixo do que acima”, disse-me ela. Então não entendi logo aquela pergunta.

Pois. Seguiu-se um rol de explicações em voz alta (basicamente em tom de ameaça) que vou tentar resumir: a falta de sódio (entre outras coisas) é perigosa para epilépticos pois aumenta o risco de crises. E eu tinha tido um ataque dia 19.

“O cation sódio ( Na+ ) tem um papel fundamental no metabolismo celular como, por exemplo, na transmissão do impulso nervoso através do mecanismo bomba de sódio. Mantém o volume e a osmolaridade. Participa nas contracções musculares, no equilíbrio ácido-basico e na absorção de nutrientes pelas células.

Sua carência (pela alimentação, extremamente rara) nos humanos pode causar: anorexia, náuseas, depressão, tonturas, dores de cabeça, dificuldade de memorização, fraqueza muscular, perda de peso.” (Wikipédia)

Estou sempre a aprender, hein? Tomara muitos cinquentões ter este problema ehehe.
De facto, isto não tem piada nenhuma. (suspiro…) Estou ao computador com os óculos à meia hora e dói-me já a cabeça. Vou ver tv e comer um pacote de batatas fritas…

Comentários

Mensagens populares